Trilha da Onça

A Trilha da Onça fica no Bairro do Canta Galo que é um dos mais distantes do município de São Bento do Sapucaí, situando-se a 18 km do centro da cidade, divididos entre 13 km de estradas de terra e 05 km de pavimento, os quais fazem divisa com o Sul de Minas. Com uma altitude de 1200 metros do nível do mar, possui uma população estimada de 500 habitantes divididos em 66 famílias, um local rico por sua natureza preservada, belas paisagens, povo acolhedor com riqueza cultural. Esse bairro teve suas origens indígenas e do bandeirantismo, o mesmo também era utilizado como uma passagem alternativa do Vale do Sapucaí, para Luminosa e Minas Gerais. A presença da cultura herdada deste período é aparente com as festas religiosas, tradições, artesanato e culinária, além da arquitetura com as casas de pau-a-pique e fazendas do séc.XIX.

Essa Trilha tem 11 km de extensão sendo uma das mais lindas da nossa região e todo o tempo de caminhada é possível apreciar a linda vista do bairro e nas cristas das montanhas que cercam o Canta Galo é possível ver o Observatório de Brazópolis e as Cidades Pouso Alegre, Cachoeira de Minas, Paraisópolis e a Pedra do Baú. Nessa trilha você tem possibilidade de ver vários bichos de nossa fauna em grande diversidade por conta do lugar estar afastado e ser preservado.
No meio Trilha você chega a Pedra da Onça onde a vista impressiona visitantes, o vale de montanha tem um destaque especial.

Essa trilha leva cerca de 5 horas de caminhada já com descanso, é uma trilha típica de montanha, ideal para quem gosta desse tipo de atividade.

O que levar:

  • Roupa leve e confortável;
  • Agasalho, leve para o frio;
  • Bota de caminhada ou Tênis Confortável;
  • Boné ou chapéu;
  • Protetor solar;
  • Recipiente para água (cantil, garrafa PET, bolsa de hidratação), pelo menos 2 litros;
  • Lanche para trilha (sanduíches, frutas, frutas cristalizadas, barras de cereais, chocolates, etc);
  • Câmera fotográfica, filmadora;
  • Mochila pequena.

Trilha Bauzinho à Ana Chata

Saindo da Cidade leva cerca de 30 minutos até o estacionamento do Bauzinho onde começa a Trilha do Bauzinho até a Ana Chata.

Com 5 minutos de caminha você chega ao mirante que fica no meio da pedra do Bauzinho onde tem uma linda vista de São Bento do Sapucaí, Serra do Coimbra, Campos do Jordão e outras cidades, depois de um tempo para tirar fotos e apreciar a vista, fazemos o retorno até início da trilha que leva até as escadas do Baú, então, continua trilha da Ana Chata até chegar no cume da pedra que leva cerca de 01h30 de caminhada.

Um ótimo opção de passeio para fazer com crianças, adolescentes e famílias.

Tempo estimado de passeio 04h00.

Trilha da Cachoeira dos Amores + Por do Sol do Bauzinho

É uma sugestão para um passeio bem agradável aonde você tem a oportunidade de fazer uma trilha bem tranquila, é considerada fácil com cerca de 01h30 de caminhada perto da margem da cachoeira, passa por várias quedas, é possível ver o sistema de abastecimento de água de São Bento do Sapucaí e é possível banhar-se nessa cachoeira considerada própria para banho. Esse passeio é recomendado para toda família e ótimo para fazer com crianças, uma atividade que todo mundo tem a possibilidade de participar junto.

Depois da trilha do da Cachoeira dos Amores o destino é o Por do Sol no Bauzinho é o melhor lugar para se apreciar a paisagem com a vista mais linda da nossa região, com certeza você vai ficar impressionado.

Para chegar ao Bauzinho leva cerca de 30 minutos de carro, é um dos passeios que mais realizamos com nossos clientes!

Trilha na Cachoeira dos Amores

Trilha considerada fácil cerca de 01h30 de caminhada perto da margem da cachoeira, passando por várias quedas, onde se pode ver o sistema de abastecimento de água de São Bento do Sapucaí e é possível também banhar-se nessa cachoeira considerada própria para banho. Esse passeio é recomendado para toda família e ótimo para fazer com crianças.

Trilha das três Pedras

Bauzinho, Baú, Ana chata: Trilha de nível médio, que exige preparo físico, iniciando no Bauzinho, com 10 minutos de caminhada você está sobre ele.

Partindo em seguida para a trilha do Baú que leva 01h30 de caminhada até o pé da Pedra do Baú, com mais 30 minutos de subida pelas escadas chega-se ao topo. Em seguida, parte-se para trilha da Ana Chata e mais 40 minutos atinge-se o topo da Ana Chata, pedra que também pode ser conquistada por crianças, por ser de fácil acesso, passando-se por uma caverna, é um passeio recomendado para famílias.

Tempo estimado passeio 05h40.

Trilha das três Pedras + Rapel no Bauzinho

Iniciando a Trilha no Bauzinho, com 10 minutos de caminhada você está sobre ele.

A primeira atividade considerada mais fácil, esse rapel tem duas partes: uma descida de 15 metros e outra de 45 metros. É praticada no Complexo Pedra do Baú e no bico do Baúzinho, a sensação maravilhosa de quem faz essa atividade deve-se ao lugar onde é a descida.

Partindo em seguida para a trilha do Baú que leva 50 minutos de caminhada até o pé da Pedra do Baú, com mais 30 minutos de subida pelas escadas chega-se ao topo da Pedra, onde aproveitamos para descansar um pouco e apreciar a linda vista de 360 graus da nossa Mantiqueira. O ponto mais alto da Pedra do Baú tem 1950 metros a nível do mar.

Em seguida, parte-se para trilha da Ana Chata e mais 40 minutos atinge-se o topo da Ana Chata, pedra que também pode ser conquistada por crianças, por ser de fácil acesso.

A trilha das 3 pedras têm o tempo total de passeio 06h30.

Volta no Quilombo

A Trilha Volta do Quilombo fica no Bairro do Quilombo, essa Trilha tem 12 km de extensão, com vista direto para Pedra do Baú, é uma trilha típica de Montanha, muito usada por atletas da região para treinar Corrida de Montanha.

Essa Trilha tem vistas que impressionam, você consegue avistar o Bairro do Quilombo, a Cidade de São Bento do Sapucaí, a Pedra do Baú e lindas paisagens de Minas Gerais.
No ponto mais alto da trilha passamos pelo lago mais alto de São Bento a Represa do Coimbra.

Esse passeio leva cerca de 5 horas de caminhada com descanso sendo uma trilha típica de montanha ideal para quem gosta desse tipo de atividade.

Grau de dificuldade do é passeio considerado de moderado.